sábado, 24 de outubro de 2009

À UM AMIGO (E À TANTOS OUTROS QUE NÃO CONHECI)



KAWO KABIECILE!!!!


Para
recuperamos a dignidade, para termos amor ao próximo, precisamos recuperar o amor próprio.
Tudo o que vimos na mídia esta semana (guerra nas favelas do Rio, mas, principalmente, as violentas mortes que chocaram a todos) é fruto da podridão da nossa sociedade.
Quando um irmão mata o outro com uma ou duas marretadas, ouvimos todo o tipo de comentário. Mas, o que leva um ser humano a fazer isto? Quando alguém leva um tiro e é vítima de omissão de socorro por parte do Estado (a polícia é o Estado na rua), também ouvimos todos os comentários imagináveis.
Mas, por que chegamos a este ponto? O que está nos embrutecendo? Onde está o "nosso coração"? Nâo precisas me responder, responde à tua consciência.
Este blog é do meu Pai, eu apenas o modero e, por isto, procuro sempre escrever além do pessoal, procuro sempre escrever sobre o "sentimento geral" e não sobre o meu sentimento. Mas, desta vez eu não estou conseguindo e, com a permissão do dono deste Blog, segue o desabafo:
Desde que entendo-me como habitante deste mundo, vejo cenas de violência na televisão, sempre fiquei chocado. Mas, desta vez, ver um amigo sendo assassinado e tendo socorro omitido pela polícia, foi demais!!!!
A Carta Magna de nosso país, a Constituição da República Federativa do Brasil, garante-nos o direito de ir e vir (clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap... um milhão de aplausos!), mas, não nos garante segurança na ida e muito menos na vinda. Então, acuemos, fiquemos em casa. Esta é a solução? Não saiamos mais à rua, afinal, parafraseando Herbert Vianna: "A polícia apresenta suas armas, escudos transparentes, cassetetes, capacetes reluzentes e a determinação de manter tudo em seu lugar". E eu pergunto: em qual lugar mesmo, cara pálida?
Coincidência ou não, esta música chama-se SELVAGEM.
Ao contrário do braço armado do Estado, nossa única arma é o grito. E não devemos ter medo, vamos gritar até gastar nossas vozes. Não dá pra ficar deste jeito! Precisamos de respeito e, acima de tudo, educação. Só a educação pública de qualidade (por que nunca a tivemos de fato neste país de Olimpíadas e Copa do Mundo) fará uma sociedade melhor no futuro, a curará de todas as mazelas. Por que, neste momento, não tem jeito, para melhorarmos algo, devemos recorrer aos curativos. E o grito, agora, é o mais eficaz. Paralelo ao curativo, em doses homeopáticas, devemos aplicar o remédio: educação de verdade para nossas crianças.
Este blog é do Orixá da Justiça. Então, gritemos por JUSTIÇA!!!!... que vai além de punir os policiais, prender os assassinos de Evandro e Caio. Ela será plena quando pudermos andar na rua com tranquilidade.
Ao meu amigo Evandro João: obrigado por teres feito parte da minha vida. "Véio", foi um privilégio para mim ter convivido contigo. Talvez, nem tenhas te apercebido, mas, entre tantos momentos na Lapa (ah... a nossa Lapa!), tuas palavras me aliviaram, teu sorriso trocou a angústia que eu sentia por momentos de alegria. Obrigado por teres sido o ombro amigo na hora do choro, quando eu achava que nada mais daria certo.
Parabéns, meu "véio", pela linda missão que cumpriste neste plano, como ser humano, amigo de todos e como soldado do AfroReggae! Sei que em breve, estarás trabalhando, como sempre, para ajudar aos que precisam. Fica em paz, pois, nós continuaremos tentando a paz por aqui. Até a próxima.

SARAVÁ!!!!


**** Abaixo, texto de nossa amiga Sandra Oliveira, que também está fazendo de tudo para amenizar sua dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário