sábado, 3 de outubro de 2009

NA MATA VIRGEM



KAWO KABIECILE!!!!

Hoje, reproduzimos texto que recebi por email, de autoria de Rodrigo Queiroz. Chama-se, "Na Mata Virgem". Um lindo texto Umbandista! Vale a pena ler.


" - Venha filho, vamos caminhar!
Assim anunciou o velho Pajé, balançando um maracá*. Quando dei-me por conta, estava em meio a uma clareira em plena mata virgem. Árvores frondosas, maravilhosas, raramente vistas no plano físico da vida. Ele conduziu-me a uma estreita trilha.

- Filho, vamos para uma experiência importante, é necessário que não dê tanta importância à beleza do lugar, mas, sim, apure seus sentidos: visão, olfato, tato, paladar e serenidade. Perceba a textura do chão no seu pé, a leveza das folhas em suas mãos, o cheiro das ervas e a brisa fresca a acarinhar sua face.
- Posso sentir o gosto de seiva na boca, Pajé!
- É sinal de que já está próximo do que quero, filho. Respire fundo e feche os olhos.
- Pajé, posso enxergar com olhos fechados!- exclamei emocionado.
- O que vê, filho?
- Vejo troncos de luz, silfos, salamandras, folhas irradiantes.
- Lentamente... abra os olhos.
- Sim.
- Continua vendo?
- Nitidamente, Pajé.
- O que vê, filho, é a vida neste reino natural, tão mal percebida pelos encarnados e, infelizmente, entre os próprios fiéis do culto à Natureza.
- Umbanda?
- Sim. Apure sua visão e perceba que é possível ver a seiva circular dentro das árvores, escutar o coração bater no peito dos pássaros e experienciar a presença dos entes invisíveis ao olho material, que são eles: os duendes, gnomos, fadas, silfos, ninfas e tanto mais.
- Quanta beleza, Pajé!
- Quanta vida, filho, quanta vida!
- Sim, pulsante...
- Agora, acompanhe-me.
Nos dirigimos a outra clareira, lá havia muitas pessoas vestidas de branco, colares, atabaques e muitas frutas. Logo notei que tratava-se de um terreiro pronto a iniciar uma atividade. Curioso, fiquei a observar atentamente, encantado com o toque harmônico da corimba e os raios de luz que espargiam no ambiente em direção aos presentes, a cada batida das mãos no couro.
Alguns outros organizavam-se para, no meio da roda, depositar oferendas. Muitas frutas, velas, incensos, bebidas. Eu conseguia visualizar a luminosidade áurica de cada um em cores e tons das mais variadas.
- Filho, este grupo de cultuadores da Natureza Divina está realizando um culto de exaltação ao Senhor das Matas.
- Pai Oxossi?
- Sim. E, para tanto, é comum postar oferendas em seu louvor. Na Umbanda, recorremos ao uso da Natureza, como frutas, bebidas, incenso etc, dispensando qualquer uso de imolação de animais.
- Sei, Pajé. Compreendo e tenho para mim que é o correto. Só que, muitos que cruzam o culto de Umbanda com o africano recorrem à práticas da imolação.
- Sim, filho, porém, não vamos acessar este assunto no momento, vamos nos ater a esta liturgia de hoje e colher as impressões pertinentes.
- Sim, Senhor.
Ele, calado, sacudia seu maracá e eu, observando tudo, vi que as frutas emitiam luzes. Quando cortadas, era como se abrisse uma caixa de luz, que de dentro de um clarão escapava e, por alguns minutos, ficava ali a iluminar, criando um campo de luz e energia indescritível. Quando a corimba acelerou o toque, vi um portal abrir-se na frente da oferenda e dezenas de Caboclos, Caboclas e Encantados saíram, abraçaram todos os presentes. Dançavam e cantavam. Realmente, era uma festa, uma exaltação. Finalmente, entoaram o ponto:
"As matas estavam escuras e um anjo a iluminou. E no centro da mata virgem, foi Oxossi quem chegou. Mas, ele é o rei, é o rei, é o rei..."
As folhas no chão começaram a voar e as entidades presentes, em reverência, batiam a cabeça ao chão, quando, como que numa explosão, uma luz cegante fez-se presente. Era um emissário do Sr. Oxossi, sua luz verde era tão intensa que não pude manter-me com a cabeça levantada. Os Caboclos ajoelhados bradavam em reverência e louvor, do lado físico alguns médiuns entravam em transe energética e a corimba acelerava o toque. Poucos segundos passados, a explosão novamente ocorreu e Oxossi recolheu-se. Na oferenda, a luz era mais intensa.
Com os médiuns ajoelhados, em oração, as entidades estendiam as mãos em direção à oferenda e o inusitado acontecia: dos elementos, saía uma substância esverdeada, parecendo uma massa elástica que eles moldavam e iam aplicando nos fiéis presentes. Rapidamente, era absorvido pelos chackras e a luminosidade do corpo áurico deles era modificada. Por alguns minutos, este procedimento ocorreu e as entidades recolheram-se de volta ao portal.
- Viu, filho? Nenhuma entidade comeu as frutas.
- Mas, eles não precisam comer para ficarem tratados?
- Não, filho. Compreenda que somos de uma dimensão bem mais sutil que a de vocês e, se nos aventurássemos a ingerir o prana** dos vegetais do plano físico, nos traria um grande desarranjo energético. Quando precisamos nos "alimentar", encontramos o mesmo em nossa esfera e não na de vocês.
- Entendo.
- Entenda também, que fora a liturgia religiosa, a necessidade de oferendas é vossa que, quando encarnados, perderam a capacidade de extrair o prana da natureza e recorrem a esta prática para que nós, os mentores, vos auxiliemos na extração e aplicação do prana em vocês mesmos.
- Para quê?
- A fim de sutilizar vossas energias, equilibrar os chackras, curar doenças e muito mais. Também guardamos para que os médiuns usem nos atendimentos.
- Pajé, de onde tiram tantas teorias que só ajudam a complicar a compreensão?
- Talvez, das observações limitadas ao próprio conhecimento. Ruim, é quando saem do bom senso e fundamentam suas teorias no absurdo.
- Podemos fazer sempre oferendas?
- Sim, quando e onde bem entenderem. E lá, um de nós estará a auxiliar na extração do prana.
- Incrível!
- Agora vamos, filho. Logo em breve, retomaremos esta prosa para aprodundamentos práticos. Aproveite e vamos ensinar estas práticas.
Acordei após estas palavras. Poderia ser um sonho... quero como uma revelação."

SARAVÁ!!!!

* Um maracá é um chocalho indígena, utilizado em festas, cerimônias religiosas e guerreiras, que consiste em uma cabaça seca, desprovida de miolo, na qual coloca-se pedras ou caroços. Também chamado de bapo, maracaxá e xuatê. Está presente em várias manifestações culturais brasileiras, como o Catimbó e em cerimônias de religiões afro-brasileiras que receberam influências indígenas, como no Candomblé de Caboclo e na Umbanda.

** Pranas (em sânscrito: sopro de vida): denota as energias vitais que permeiam o cosmos e o corpo humano. Segundo a Teosofia, existem ao todo cinco pranas: samana, vyana, prana, apana e udana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário