sábado, 17 de outubro de 2009

MIKAEL- Parte 2... * Por André Cozta

No dia seguinte, Mikael não conseguiu parar de pensar naquela noite. Aquela visão nos Arcos da Lapa, aquele sonho... por que isto estava acontecendo com ele? Sempre foi agnóstico. Sempre respeitou as crenças populares, as religiões, mas, sempre analisou-as de forma sociológica e, até mesmo, antropológica, nada além disso. Nunca rezou, sempre pensou depender de si próprio para conseguir tudo o que almejou na vida, sempre achou que conseguiria tudo andando com suas próprias pernas. Nunca entendeu porque as pessoas apegavam-se ao invisível. Para ele, a solução para tudo estava dentro de cada um.
E agora, contrariando tudo em que sempre acreditou, na mesma noite, viu um anjo voando em plena Lapa e sonhou com ele em seguida. Pensou: "- Só posso estar ficando maluco, não há outra explicação para isto." Continuou refletindo, a noite caiu. Concluiu: "- Vou procurar por Andrea, ela, com certeza, pode ajudar-me."
Andrea, psicóloga, amiga de Mikael desde sua chegada ao Brasil, foi colega dele em seu primeiro trabalho na Cidade Maravilhosa.
Naquela noite, Mikael dormiu um sono profundo. Acordou no dia seguinte, tomou seu habitual café da manhã com suco de laranja e frutas. Após a refeição, pegou seu celular e ligou para Andrea.
- Alô... Andrea?!
- Não acredito!!!!!!! Meu francesinho, por onde você andava? Quanto tempo?
- Tenho andado muito atarefado. Andrea, preciso conversar com você, aconteceram coisas estranhas comigo. Na noite passada...
Andrea o interrompeu:
- Querido, venha até meu consultório hoje após o almoço, estou com um horário livre e posso atender você, podemos conversar à vontade.
- Obrigado, Andrea, estarei aí.
À tarde, Mikael foi recebido por Andrea, que o aguardava sozinha no consultório. Ela deu um longo e afetuoso abraço no amigo e disse:
- Meu querido, quanto tempo?! Mais de um ano sem te ver! Ai, que coisa boa estar aqui contigo!
- É verdade, Andrea. Muitas vezes, nos distanciamos dos amigos sem perceber.
- Mas, me conte Mikael, o que está incomodando você? Está com um ar de assustado.
- Andrea, na noite passada, andando pela Lapa, vi um anjo... um anjo negro sobrevoar os Arcos. Mais tarde, sonhei com este anjo, em uma praia, olhando-me. Seu olhar era intrigante e, ao mesmo tempo, fazia sentir-me como sentia-me quando criança, aprontava alguma e meu pai olhava-me repreendendo-me.
Andrea, sentada à frente de Mikael, de braços cruzados, sorriu e disse:
- Mikael, meu querido amigo, em poucas palavras: você está muito solitário e, por isso, tem-se voltado para seu interior. Sei que você é um homem caseiro, que não gosta muito de ficar na rua, mas, você precisa sair mais, distrair-se, conhecer gente nova, conhecer meninas...
- Andrea, eu sempre gostei de viver assim. É verdade que, depois da morte de minha mãe, fiquei muito sozinho no mundo. Mesmo morando aqui no Rio há quase 10 anos, ainda sou sozinho, vivo sozinho na maior parte do tempo.
- Você precisa de companhia Mikael, você precisa dividir sua vida com alguém.
- É (Mikael está cabisbaixo)... Andrea, talvez você tenha mesmo razão.
Ele levantou a cabeça, olhou para Andrea e disse:
- Vou pensar seriamente no que você me falou. Acho que é hora de mudar de atitude, mesmo.
- Conte comigo, francesinho, sempre que precisar.
Mikael sorriu e disse:
- Eu sei disso. Muito obrigado por tudo.
- Não há o que agradecer, Mikael, amigos são amigos. E, por serem amigos, estarão perto de nós sempre que precisarmos.
Mikael sorriu, levantou-se, Andrea também. Eles abraçaram-se, Andrea o acompanhou até a porta do consultório. Mikael beijou a face de Andrea e disse:
- Tchau, Andrea!
- Até mais, Mikael!
Mikael, andando pela rua sem destino, começou a pensar novamente em tudo. Andrea era sua amiga do coração, mas, agora, tinha mais questionamentos. Chegou em casa, ligou para alguns amigos, viu emails, conversou com algumas pessoas por um chat. Foi tomar banho.
Já era noite, após o banho, Mikael ligou a tv de seu quarto, deitou-se e começou a zapear, procurando algum programa para passar o tempo. Sentiu sono e cochilou.
A janela de seu quarto estava aberta. A noite era quente, mas, de repente, um vento rápido e forte levantou a cortina e um raio de luz adentrou o quarto de Mikael. Numa fração de segundo, a luz tomou forma humana... de anjo. O Anjo Negro estava, naquele momento, ao lado de Mikael, observando-o dormir.
O Anjo passou a mão direita sobre os olhos de Mikael, que acordou instantaneamente. Ele ficou estático, paralisado, sem saber o que fazer. O Anjo estendeu a mão direita, pegou na mão de Mikael, que continou paralisado, olhando para aquele Anjo Negro. O Anjo disse:
- Venha comigo...

Continua...

Um comentário: