sábado, 29 de setembro de 2012

O Equilíbrio na Tríade (Breve Mensagem aos Umbandistas)




Um movimento religioso deve sempre firmar-se numa tríade composta pelo Criador, por suas divindades manifestadoras (ou uma divindade apenas, no caso de algumas religiões) e da sua representação humana, ou, daquele arquétipo espiritual que mais “se aproxima” do que é humano.
O Divino, o Divinizado e o Humano, formam a tríade que equilibra um movimento religioso.
Temos na Umbanda o nosso Amado Criador Olorum, os Sagrados Orixás que regem a Natureza Mãe (manifestadora dos Poderes Divinos) e os Mistérios Espirituais Humanos (também manifestadores dos Mistérios Divinos para o lado humano da Criação).
O sistema umbandista criado pelos Mestres desta religião no astral superior tem a intenção de mostrar aos humanos encarnados, especialmente, o quão é bela e simples a Criação de Deus.
E, a partir desta beleza e simplicidade, mostrar a todos que, também é simples trilhar a senda evolutiva, se assim quisermos.
Buscar a conexão com esta tríade (Deus, Orixás e Guias Espirituais), dará ao umbandista a possibilidade de equilibrar-se. Por que somente equilibrado usufruirá do que a sua religião pode lhe dar de melhor.
Tentar adquirir isto externamente será, sempre, perda de tempo. O templo que habita no interior de cada um deve estar ativado, iluminado, sendo constantemente renovado, para que, equilibrado, tenha condições de auxiliar seus irmãos.
Um médium umbandista que não se encontre em equilíbrio, não possuirá condições plenas de trabalhar. Como atenderá no terreiro onde trabalha? Isto influirá na conexão com seu guia e o trabalho será prejudicado, como que numa estação de rádio mal sintonizada, onde você não consegue ouvir direito as mensagens transmitidas através daquela estação.
Nesta breve mensagem, Negro Velho pretende provocar a reflexão neste sentido, em todos aqueles que lerem este texto.
Por que, todos nós, humanos, encarnados ou desencarnados, devemos buscar constantemente o equilíbrio.
E será na Tríade composta por Deus, Orixás e Guias Espirituais que o umbandista o encontrará. E tudo isto está no seu íntimo, tenha certeza! Acione esta tríade através de orações, ajoelhe-se, faça-se um servo humilde de Deus. E verá quantas benéficas mudanças ocorrerão na sua vida.
Desejo que fique em paz consigo próprio, no Amor de Olorum, na Fé de Oxalá e dos Sagrados Orixás!

Mensagem Ditada pelo Preto Velho Pai Thomé do Congo
Anotada por André Cozta
Rio de Janeiro- 24 de setembro de 2012- 12:11h


Nenhum comentário:

Postar um comentário