sábado, 12 de setembro de 2009

MORENA


KAWO KABIECILE!!!!

Acompanhamos esta semana, o desfecho de mais uma novela das "8" (que é exibida de segunda à sábado, pontualmente, às 21h) pela Rede Globo de Televisão.
Desde janeiro, os "noveleiros" e "noveleiras" de todo o Brasil, puderam conhecer melhor a cultura da India (ou ao menos, a interpretação que a autora da novela deu para tal cultura). Mas, de qualquer modo, penso ter sido válido, por ter mostrado ao nosso país como (positiva e negativamente) um povo pode ser cioso com sua própria cultura e costumes, afinal, sempre reclamamos que o brasileiro não tem memória e não cuida de "suas próprias coisas". Se a Lapa, por exemplo, fosse bairro de alguma cidade da India, provavelmente, estaria hoje em melhor estado de conservação.
Mas, o intuito deste texto não é discutir esta questão, que podemos discutir mais adiante. Mesmo tendo acompanhado esta trama superficialmente, incomodava-me muito a forma como Dr. Castanho (Stênio Garcia) referia-se sempre à Suelen (Juliana Alves): "Morena".
É claro que já vi isto na vida real por muitas vezes. Defino este tipo de atitude como "racismo respeitoso", pois, a pessoa que assim refere-se ao negro, é sempre muito educada, porém, não deixa de ser racista. Vamos combinar que Juliana Alves é uma NEGRA linda. Então, novamente, como fizemos em um texto recente, vamos trabalhar melhor esta questão soletrando a palavra que vem na frase a seguir: "Juliana Alves é uma N-E-G-R-A linda".
Me espanta, um veículo de comunicação do porte da TV Globo deixar este tipo de racismo ir ao ar. Foi um descuido? A autora é racista? Ou a TV Globo é racista?
Infelizmente, nem eu, nem você que lê este texto, temos resposta para esta questão, mas, há uma resposta óbvia e ululante: os meios de comunicação de nosso país precisam ter real ciência de sua responsabilidade social. A questão do preconceito de pele é a principal praga deste país e do mundo. Enquanto não tivermos esta consciência, enquanto nossos corações não forem banhados por este sentimento, continuaremos tendo grandes atores, atrizes, músicos, cantoras, cantores, atletas (principalmente, jogadores de futebol) "morenos" e "morenas". E tornar-se-á cada vez mais difícil termos grandes advogados, advogadas, médicos, médicas (entre outras profissões) NEGROS e NEGRAS.

SARAVÁ!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário