segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Firmezas de Exu


Irmãos e irmãs,  publico neste blog, firmezas do Orixá Exu, também de Pai Ogum e Pai Oxalá, que me foram passadas esta semana.
O intuito das três últimas publicações, foi de promover uma aproximação e familiarização dos irmãos umbandistas com o Senhor Orixá Exu, para que passem a cultuá-lo, criando assim este hábito nas suas práticas religiosas.
Muita atenção, não misturem as estações, não invoquem seus guias Exus de esquerda. Estes trabalhos são de Orixás, e no caso deste Poder Divino, estamos evocando o Divino Trono da Vitalidade, o Senhor Mehor Yê.
Prestem atenção no seguinte:
1) O primeiro trabalho a ser feito é com a figura 2. Desenharão um triângulo, na porta de suas casas, do lado esquerdo de quem sai, apontando para a rua. Com pemba branca ou giz branco, desenharão um triângulo e, no centro dele, um tridente. Acima do tridente, colocarão um coité com cachaça, na base esquerda do triângulo, acenderão um charuto que deverá apontar para o norte e, na base direita, colocarão um triângulo com pimentas (3 pimentas vermelhas), apontando também para o norte. Nos polos deste triângulo, colocarão uma vela preta no norte, uma vela branca embaixo na direita e outra vela branca embaixo na esquerda. Firmem tudo como está no desenho, dentro do triângulo, acendam as velas e façam a seguinte oração:

"Clamo à Deus, à Sua Lei Maior, à Sua Justiça Divina e ao Orixá Exu, Senhor da Magia, que esgote a partir desse momento, dentro do meu grau e do meu merecimento, assim como de meus familiares,  todas as energias negativas enviadas para o meu lar, para mim e para minha família.
 Peço que sejam recolhidas no âmago do Vosso Mistério Divino, que tenham seus negativismos anulados. Peço, também, que se houver no meu lar energias negativas, espíritos negativados, magias negras, que Vosso Mistério divino os recolha, impedindo-os de atuar negativamente, daqui pra frente, contra quem quer que seja.
Senhor Orixá Exu, peço que Vossa atuação seja constante na minha vida, dos meus familiares e no meu lar, para que eu possa seguir minha caminhada dentro da Lei. Amém."

Ao final, saúdem: Laroyê Exu, Exu é Mojubá!

Este trabalho esgotará todos os negativismos no ambiente do lar e também das pessoas que nele vivem.

2) O segundo trabalho é feito com a figura 1. É necessário que entendam que, neste caso, o triângulo desenhado é imaginário. Deverão firmar o triângulo somente com os tridentes, exatamente como estão na figura (o tridente do norte apontando para o norte e os 2 debaixo, para dentro, naquele ângulo que visualizam na imagem). No centro, desenharão com pemba e giz branco (assim como fizeram com os tridentes), uma espada da Lei, exatamente como está no desenho. ,E, dentro dela, firmarão uma vela azul índigo (ou vermelha, conforme a intuição). No polo sul, um pouco abaixo dos tridentes e bem no centro, desenharão uma cruz, firmarão no centro dela uma vela branca para o Pai Oxalá e, bem ao lado direito da cruz, na altura da linha vertical, colocarão um copo d'água. Lembro também que, no centro de cada tridente, firmarão as seguintes velas: vela branca no tridente do norte, vela vermelha no debaixo à direita, vela preta no debaixo, á esquerda. Firmarão este espaço sem desenhar triângulo, não esqueçam disso. Colocarão as velas, o copo com água nas posições corretas e acenderão as velas. E farão uma oração à Deus, Sua Lei Maior e Sua Justiça Divina, ao Senhor Orixá Exu, ao Sagrado Pai Ogum, Senhor da Lei e ao Sagrado Pai Oxalá, Senhor da Fé, pedindo proteção em seus lares, suas vidas e de seus familiares que com você residem.
Neste caso, não há uma oração pronta, pois, a orientação é que ela venha do íntimo de cada um.
Este trabalho também deve ser firmado no lado esquerdo de saída da porta de casa
E tudo o que for desenhado, nos 2 trabalhos, deve ser feito somente com giz ou pemba branca, nunca colorido.

O ideal é fazerem o primeiro trabalho e, 24h, no máximo, 48h após, o segundo trabalho. No primeiro, recolherão e esgotarão negativismos, no segundo, criarão uma enorme teia de proteção em si própiros, nos familiares e especialmente, em seus lares.
 
Honestamente, espero que estas três últimas publicações, onde tentamos mostrar como atua o Poder Divino Exu, sem qualquer tipo de mistificação, mitificação ou preconceito, tenham servido para esclarecimentos. Caso surja alguma dúvida, podem contactar pelo email umbandaemagia@gmail.com
E que Exu direcione vossas vidas. É o que deseja Pai Thomé do Congo. É o que eu desejo também.
 
André Cozta

Nenhum comentário:

Postar um comentário