quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A RELIGIÃO DA NATUREZA, A RELIGIÃO DOS NATURAIS- Por André Cozta



Desde tempos remotos, o ser humano cultua Deus através da Natureza.


Com o passar dos tempos, foi criando religiões, ligadas às mais variadas culturas, onde, através de divindades manifestadoras dos Poderes Divinos, muitas vezes até, identificadas com fenômenos naturais, encontrava a via que o religava ao Pai.


Hoje, através da Ciência trazida ao plano material pelos Mestres dirigentes da Umbanda, sabemos que os Sagrados Orixás, muito mais do que associados à fenômenos naturais, são manifestadores das 7 Qualidades de Deus.


Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração, são as qualidades divinas. E associadas às 7 Essências: Cristalina, Mineral, Vegetal, Ígnea, Eólica, Telúrica e Aquática, formam os 7 Sentidos da Vida, as 7 Linhas de Umbanda.


Essências estas com as quais fomos imantados quando criados por Deus, nosso Pai e que tornaram-se, tenha certeza, caro leitor, nossas essências ancestrais.


Então, fica fácil associar estas essências aos Sagrados Orixás e concluir que todos eles estão ligados a elas.


Pois, Pai Oxalá é Cristalino, Mãe Oxum é Mineral, Pai Oxossi é Vegetal, Pai Xangô é Fogo, Pai Ogum é Ar, Pai Obaluayê é Terra e Mãe Iemanjá é Água.


Então, Pai Oxalá é Fé, Mãe Oxum é Amor, Pai Oxossi é Conhecimento, Pai Xangô é Justiça, Pai Ogum é Lei, Pai Obaluayê é Evolução e Mãe Iemanjá é Geração.


7 Linhas de Umbanda. Mas, só 7 Sagrados Orixás?


Não, 7 Linhas, pontificadas por 7 pares de Sagrados Orixás.


Visualizamos, na outra ponta de cada linha:: Mãe Oiá Tempo na Fé (Cristalina), Pai Oxumaré no Amor (Cristalino-Mineral), Mãe Obá no Conhecimento ( A terra, a raiz, que dá estabilidade ao vegetal), Mãe Iansã na Justiça (o Ar que espalha as chamas do Pai Xangô), Mãe Egunitá na Lei (o Fogo consumidor e Purificador da Justiça e da Lei), Mãe Nanã na Evolução (o barro que decanta os negativismos neste sentido da vida, polarizando com Pai Obaluayê) e Pai Omulu na Geração (a terra seca, que paralisa à todos que atentam contra o sentido da Geração e da Vida).


Nada disso é novidade. Este conhecimento vem sendo aberto há algum tempo ao plano material nas obras psicografadas pelo Mestre Rubens Saraceni.


Toda esta dissertação foi para que você, caro leitor, possa através da sua visão mental, associar os Sagrados Orixás e a Umbanda à natureza.


Pai Benedito de Aruanda, através do Mestre Rubens Saraceni, nos ensina que Deus é Pai e Mãe, masculino e feminino. E que, em nosso planeta, sua parte masculina manifesta-se através do magnetismo planetário e sua parte feminina através da Mãe Natureza.


Sei que para alguns umbandistas, toda essa literatura que citei, assim como estes ensinamentos, são vistos como mera falácia. Pois provém (estes umbandistas) de “escolas” que pregam a prática em detrimento do estudo.


Ora, em qualquer setor da atividade humana, penso eu, não devemos cultivar a ignorância. Cultivar este verbo é jogar no time das faixas vibratórias negativas, ou seja, vestir a camisa do time das trevas.


Uma prática saudável da nossa amada religião se dará com a busca incessante pelo conhecimento; Conhecimento este que abrirá o leque de possibilidades de trabalho, tenha certeza!


Durante muito tempo, um certo “misticismo” e uma “mitificação” acima dos limites tomou conta da Umbanda.


Aí começaram a surgir “contos tortos” com relação à alguns Orixás, ao menos, e, principalmente, com relação à muitas das falanges de guias espirituais que manifestam-se nos terreiros de norte a sul do Brasil.


Alguns deles: associação do Divino Pai Omulu à “morte” física, às doenças, ligando este Sagrado Orixá ao mal e ás práticas trevosas e, também, uma suposta bissexualidade do Divino Pai Oxumaré.


Ora, caro leitor, de uma vez por todas: O Sagrado Orixá Oxumaré, pontifica com a Divina Mãe Oxum na 2ª Linha de Umbanda, a do Amor. Então, em cada uma das 7 Linhas, temos um Orixá masculino e um feminino, um de atuação ativa e um de atuação passiva. Entenda ativa e passiva como corretora e amparadora, respectivamente.


E o Sagrado Pai Omulu é o Guardião da Vida. Pontifica com a Divina Mãe Iemanjá na 7ª Linha de Umbanda, da Geração e da Criatividade. É a divindade que paralisa todo e qualquer ser que esteja atentando contra este sentido.


Se, em cada linha de Umbanda, em cada sentido da Vida, temos um Orixá amparador e um corretor, na 7ª Linha de Umbanda, o Divino Omulu, cumpre esta função “guardiã” da vida.


Sei que tudo isso ainda é novo demais para alguns umbandistas. E compreendo, até certo ponto, a resistência de algumas pessoas à esta Ciência Divina. Mas, sugiro que, com humildade, conectem-se com seus guias e mentores espirituais questionando-os sobre estas afirmações. E verão que, finalmente, a Umbanda tem fundamentação própria. Fundamentação esta que tem base, simplesmente, na Ciência Divina, ou, parafraseando Pai Benedito de Aruanda, na Ciência dos Orixás.


Ao menos, você concorda comigo que a Umbanda é a religião da Natureza.


E eu complemento com a seguinte afirmação: - - É sim, a religião da Natureza. E é também, a religião dos Naturais.


Há dimensões paralelas à humana (espiritual, com uma contraparte material na qual vivemos enquanto encarnados), tanto à nossa direita, quanto à nossa esquerda.


São 77 dimensões. Estamos na 22ª .


Então, numa linha reta, há 21 dimensões à nossa esquerda e 55 à nossa direita, onde vivem os nossos irmãos naturais.


Irmãos estes que são seres que evoluem sem o recurso da encarnação, por isso, assim são chamados, por que seguem uma evolução natural.

E, pasme, irmão leitor, muitas das manifestações em nossa religião (as que não são promovidas por guias espirituais da direita e da esquerda), são protagonizadas por estes irmãos que atuam sim em nosso benefício, tanto à nossa direita, quanto à nossa esquerda.

Não é minha intenção através deste texto, “embananar” a cabeça de quem até aqui chegou, mas sim, de provocar uma reflexão acerca dos conceitos obtidos até agora quanto às manifestações mediúnicas e dos Sagrados Orixás.


Afinal, se você é filha da Mãe Oxum, saiba que aquela Divina Oxum que manifesta-se através do seu campo mediúnico é uma irmã natural oriunda de uma realidade da dimensão da Divina Mãe do Amor.

Desejo que reflita sobre o que aqui leu.

Umbanda é a Religião da Natureza! Umbanda é a religião dos Naturais!

SARAVÁ!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário