sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O BESOURO E A CONSCIÊNCIA





























KAWO KABIECILE!!!!


Esta semana, fui assistir a BESOURO, O FILME.
Poderia escrever aqui que achei o filme sensacional, mas, não consigo encontrar uma palavra que defina na real dimensão esta película.
Um mestre de capoeira baiano, negro, vivendo no Recôncavo Baiano em 1924, há menos de 40 anos da abolição, mas, ainda sim, vivendo (assim como seu povo) as mazelas e as humilhações que só sofre quem possui a pele negra.
Mesmo assim, ele foi corajoso e, praticamente sozinho (só tinha ao lado dele a mulher amada e seus Orixás), enfrentou o status quo.
Besouro deve ser um exemplo para os negros brasileiros de ontem, de hoje e de sempre. Todo o cidadão negro, toda a cidadã negra, deve ter a consciência de que é igual, de que não deve permitir que sua cultura seja sufocada. Prestemos muita atenção, pois, até hoje (de forma bem mais sutil, é claro), as tentativas de sufocar e até de extinguir a cultura negra continuam. A apropriação é hoje, sem sombra de dúvidas, a forma mais sutil e eficaz encontrada pela elite branca e pela mídia (seu mais forte braço) para acabar com o histórico protagonismo negro em nossa sociedade. Reflitam sobre isto.
Hoje é dia da Consciência Negra. Não lembro de nenhum outro feriado que incomode tanta gente. Alguns de vocês, que não estão aqui no Rio, não têm este dia como feriado. Pois é, o racismo neste país é tão grande, que este feriado não conseguiu tornar-se nacional.
Quem me conhece sabe, não sou muito adepto a feriados, mas, 20 de novembro é o único feriado que defendo. Sabem por quê? Primeiro, por ser o dia da Consciência Negra e, só por isso, já se basta, mas, se ele incomoda tanto, é por que é o único feriado que realmente mexe na consciência de todos.
Os negros, principalmente através do sincretismo religioso, comemoram alguns feriados em comum com o "oficialismo". Entre eles, o 23 de abril, dia de São Jorge oficialmente e dia de Ogum para os praticantes dos cultos afro-brasileiros, Mas, 20 de novembro, toca de fato na consciência, afinal, Zumbi não é santo e, por conta disso, não foi sincretizado com nenhum santo católico. Por isso incomoda.
Cada um de nós deve ter na ponta da língua a resposta para os argumentos preconceituosos com relação ao dia de hoje, sintetizados em uma definição: PRECONCEITO RACIAL. O Brasil é um país racista sim. Precisamos ter esta consciência e precisamos lutar para mudar esta realidade, pois, o que seria deste país sem o povo negro?

SARAVÁ!!!!




Um comentário: