quinta-feira, 21 de maio de 2009

PRA COMEÇO DE CONVERSA...


AGANJU XANGÔ/XANGÔ AGANJU
Aganju= Terra Firme, no vocabulário yorubá. É uma das 12 qualidades de Xangô... Xangô Aganju. Para os sincretistas, ele é São Miguel Arcanjo.
Diferentemente da imagem mais comum e mais conhecida de Xangô, ele não é velho, não está sentado em uma pedra com um leão ao lado. É um arcanjo jovem, mas, também, sedento por justiça.
E este blog é moderado por um filho de Aganju, dedicado a ele, inspirado por ele.
Será um espaço que falará de educação e cultura popular. E de religiosidade, afinal, nada mais entranhado na cultura do povo brasileiro do que a Umbanda, o Candomblé, a Quimbanda, o Batuque e outros tantos cultos de matriz africana.
Este blog será uma ferramenta na luta contra a intolerância religiosa, contra o preconceito (definido por tantos como preconceito racial, mas, questionado por outros tantos que afirmam só haver uma raça: a humana) de pele.
O Brasil precisa olhar pro espelho e ver-se negro, índio, mestiço. Não há como negar a contribuição destes povos na construção do nosso país e formação do nosso povo. E as ditas religiões afro-brasileiras são o carimbo comprovante de tal fenômeno.
Conto com suas sugestões, críticas e contribuições

SARAVÁ!!!!

Um comentário:

  1. Oriundo homem que se perdeu.
    Respeito tem que existir indiferentemente que seja seguidor ou não. mesmo sendo de pouco conhecedor, possuindo estudo pequeno, assim como boa parte da maioria da nossa população, Respeito.
    Humano é a não aceitação do que é, ainda mais quando sendo fruto do que é discriminado.
    Perdemos nossas histórias do passado, borramos o presente, acreditando que resolveremos no futuro, e assim vamos, seres humanos envergonhados do que somos, criadores de pré conceitos pequenos, mesquinhos homens, bobo, primário, mais desenvolvido que os primatas, mais animal entre os seres, canibal da hera moderna, letrado, estudado estudando, com conhecimento judicial arcaicos não nos enxergamos como Deuses, divindades semelhantes, na ambição suprema queremos ser DEUS, muitos Deuses poucos na escala conseqüente, pois não há inferiores; base forte tem que haver, todos somos importantes, negros, índios, misturados e coloridos, sem cor, sem raça, sem ser nada, de nada vale a pena se não enxergo dentro do meu eu; semelhante o Deus que vejo em mim é o vejo em você, por isso compartilho com o meu igual ou diferente homem de finança , aceito-te como és, respeito e não o ignoro pois somos fruto da mesma história marcada, antes de você nascer seu pé foi posto na cozinha, não há motivos para ter vergonha.
    Há Tempo se perdeu homem Ser Humano que sou Eu Perdido por não aceitar- me fruto Negro bruto, paginas como essas cridas para mentes pensantes, resultado vem espero que em tempo hábil, que a continuidade seja madura pois o tempo de guerra não declarada é a que vivemos. Consciente Vá oriundo Homem que antes hera perdido.

    ResponderExcluir