domingo, 24 de maio de 2009

BRASIL- ÁFRICA...ÁFRICA -BRASIL



Estamos às vésperas da primeira Copa do Mundo em solo africano. Quem diria?
A primeira lembrança que tenho é da participação da República dos Camarões na Copa da Espanha, em 1982. Depois disso, vi a Nigéria eliminar o Brasil de uma Olimpíada e ganhar uma medalha de ouro. Pensei naquele momento: "- Será o criador vencendo a criatura?"
Em meio a ambientes racistas aqui de Porto Alegre, naquela época, este meu pensamento seria considerado um pecado mortal, digno de pena de morte. Mas, como negar a raiz africana no nosso futebol e em nossa cultura como um todo? É deste raciocínio que quero partir.
Acompanhei no último carnaval, as comemorações dos 30 anos do Olodum. Cheguei a deixar um depoimento no orkut do João Jorge Rodrigues parabenizando-o pela longevidade do trabalho. Não tem como não parabenizar o Olodum! São 30 anos de uma instituição que, com certeza, em boa parte deste tempo, deu murro em ponta de faca. Afinal, não é fácil lutar pela elevação da cultura do povo negro neste país.
Ontem, vi no Jornal Nacional, a Banda AfroReggae tocando na África do Sul. Além do orgulho pessoal, pois, passei 5 anos da minha vida nesta instituição e trabalhando diretamente com esta banda, pensei: "- Meu Pai, finalmente, lá está o AfroReggae!"
Ver os africanos dançando aquele som percussivo tão afro, mas, tão brasileiro, me fez pensar algo parecido com o que pensei na Copa de 82: "- Eis o encontro do Criador e da criatura."
Trabalhos como os do AfroReggae e do Olodum (e como tantos outros pelo Brasil afora), devem conquistar espaço na mídia cada vez mais. O negro, no Brasil, não só tem o direito de ocupar seu espaço na sociedade, como tem o dever de lutar por ele. E todo e qualquer cidadão consciente, deve contribuir, minimamente que seja, não atravancando quem trilhe este caminho e denunciando toda e qualquer atitude, todo e qualquer movimento racista.
O Brasil precisa abrir seu coração, avaliar-se honestamente, olhar para dentro de si e perguntar-se: "- Temos sidos justos, ao longo da história, com os negros de nosso país? Eu responderia: "- Tenho certeza que não." E acrescentaria: "- Tudo que é reconhecidamente bom neste país, tem mãos, pés, cabeça... corpo inteiro negro."
Mas, todos sabemos que os negros são os melhores jogadores de futebol, atletas de um modo geral, músicos e cantores. Não basta! O negro tem que conquistar seu espaço na sociedade entre médicos, advogados, jornalistas etc.
Você é a favor das cotas para negros em universidades públicas? Responda esta questão.
Eu digo: sou a favor desta e de qualquer atitude afirmativa.
Este espaço existe para este tipo de reflexão e para divulgação de toda e qualquer ação que venha a elevar a cultura negra do Brasil.

Conto com sua contribuição, sugestão ou crítica.

SARAVÁ!!!!

Um comentário:

  1. Valeu André!!! Lendo seu texto fiquei arrepiada de tão certo que você está. E mais ainda quando vi que era você ai senti muito orgulho, depois de sentir vergonha hoje mesmo. Hoje uma amiga Canadense, negra foi insultada na rua em Montreal dizendo de voltar para o pais dela ... ela é Garifunda do Nicaragua, foi adotada por uma familia canadense. Voltar para seu pais então essa mulher tem que voltar para a França. Tudo isso é bobagem, temos que respeitar e aceitar as pessoas onde que elas estão. Somos todos iguais e misturados, não importa a cor da pele, da onde vemos mas sim para onde vamos. Para um mundo onde tem um lugar para cada um de nois. África do Sul, que terra sofrida ... a colonisação acabou com a cultura deles. A primeira vista deu muito mais a impressão de estar numa cidade Norte Americana do que no contente mãe de todos. Uma terra aonde não se mistura o povo, por medo principalmente, do outro ou de perder a sua cultura no caso do Indianos e dos Chineses. Os brancos sabem o que fizeram e têm temam os negros e os negros fazer o que, vai demorar até poder apagar esse odio que foi plantado dentro deles por dizer para eles que não tinha porque orgulho negro. Imagiva ter a cara de paú de falar isso no continente Áfricano. Mais tem esperança sim, ao ver gente como nois e os outros que estão alimentando este blog. Sempre para a frente!

    ResponderExcluir