quinta-feira, 30 de setembro de 2010
SARAVÁ XANGÔ!!!!!!
"Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilibrio e eqüidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida, a evolução se processa num fluir contínuo."
O Trono Regente Planetário se individualiza nos sete Tronos Essenciais, que projetam-se energética, magnética e vibratoriamente e criam sete linhas de forças ou irradiações bipolarizadas, pois surgem dois pólos diferenciados em positivo e negativo, irradiante e absorvente, ativo e passivo, masculino e feminino, universal e cósmico.
Uma dessas projeções é a do Trono da Justiça Divina que, ao irradiar-se, cria a linha de forças da Justiça, pontificada por Xangô e Egunitá (divindade natural cósmica do Fogo Divino).
Na linha elemental da Justiça, ígnea por excelência, Xangô e Egunitá são os pólos magnéticos opostos. Por isto eles se polarizam com a linha da Lei, que é eólica por excelência. Logo, Xangô polariza-se com a eólica Iansã e Egunitá polariza-se com o eólico Ogum, criando duas linhas mistas ou linhas regentes do Ritual de Umbanda Sagrada.
O Orixá Xangô é o Trono Natural da Justiça e está assentado no pólo positivo da linha do Fogo Divino, de onde se projeta e faz surgir sete hierarquias naturais de nível intermediário, pontificadas pelos Xangôs regentes dos pólos e níveis vibratórios intermediários da linha de forças da Justiça Divina. Estes sete Xangôs são Orixás Naturais; são regentes de níveis vibratórios; são multidimensionais e são irradiadores das qualidades, dos atributos e das atribuições do Orixá Maior Xangô.
Eles aplicam os aspectos positivos da justiça divina nos níveis vibratórios positivos e polarizam-se com os Xangôs cósmicos, que são os aplicadores dos aspectos negativos da justiça divina. Como, na Umbanda, quem lida com os regentes desses aspectos são os Exús e as Pomba-Giras.
Os Xangôs intermediários, tal como todos os Orixás Intermediários, possuem nomes mântricos que não podem ser abertos ao plano material. Muitos os chamam de Xangô da Pedra Branca, Xangô Sete Pedreiras, Xangô dos Raios, etc. Enfim, são nomes simbólicos para os mistérios regidos pelos Orixás Xangôs Intermediários. Só que quem usa estes nomes simbólicos não são os regentes dos pólos magnéticos da linha da Justiça, e sim os seus intermediadores, que foram “humanizados” e regem linhas de caboclos que manifestam- se no Ritual de Umbanda Sagrada comandando as linhas de trabalhos de ação e reação.
Eles são os aplicadores “humanos” dos aspectos positivos da justiça divina.
Logo, se alguém disser: “Eu incorporo o Xangô tal”, com certeza está incorporando o seu Xangô individual, que é um ser natural de 6° grau vibratório, ou um espírito reintegrado às hierarquias naturais regidas por estes Xangôs. Nem no Candomblé se incorpora um Xangô de nível intermediário ou qualquer outro Orixá desta magnitude. O máximo que se alcança, em nível de incorporação, é um Orixá de grau intermediador. Mas no geral, todos incorporam seu Orixá individual natural, ou um espírito reintegrado às hierarquias naturais e, portanto, um irradiador de um dos aspectos do seu Orixá maior.
Temos, na Umbanda os Xangôs da Pedra Branca, Xangôs da Pedra Preta, Xangôs das Sete Pedreiras, Xangô das Sete Montanhas, Xangô Telúrico etc.
Que são todos eles, Orixás Intermediadores e regentes de subníveis vibratórios ou regentes de pólos energo-magnéticos cruzados por muitas correntes eletromagnéticas, onde atuam como aplicadores dos mistérios maiores, mas já em pólos localizados em subníveis vibratórios. E todos estes Xangôs intermediadores são regentes de imensas linhas de trabalho, ação e reação. Ou não é verdade que temos caboclos da Pedra Branca, da Pedra Preta, do Fogo, da Terra etc.?
Meditem muito sobre o que aqui comentei, pois em se tratando de Orixás, é preciso conhecê-lo a partir da ciência divina ou nos perdemos no abstracionismo e na imaginação humana. Reflitam bastante e depois consultem seus mentores espirituais acerca do que aqui estou ensinando, irmãos em Oxalá.
Oferenda: Velas brancas, vermelhas e marrons; cerveja escura, vinho tinto e licor de ambrosia; flores diversas, tudo depositado em uma cachoeira, montanha ou pedreira.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
SOBRE RITUAIS UMBANDISTAS- *Por Rubens Saraceni
"A Umbanda é uma religião que tem seus rituais, que são de natureza magística, iniciática e religiosa.
- Magística, porque são realizadores;
- Iniciática, porque são iniciadores;
- Religiosa, porque são atos de fé;
Todos os rituais umbandistas apresentam essas 3 características, mesmo quando elas não estão visíveis.
Uma sessão de trabalhos espirituais é um ato de fé. Nossa religiosidade nos ensina que devemos vivenciá-la incorporando nossos guias espirituais e fazendo a caridade espiritual.
Nas sessões espirituais, quando vivenciamos nossa fé, os guias espirituais são espíritos iniciados nos mistérios da criação e em seus procedimentos, desde suas saudações, suas danças, suas formas de falar, são iniciáticos e os diferenciam das incorporações espirituais profanas.
Nos trabalhos de caridade espiritual, das Casas de Umbanda, tudo é magia. Desde as baforadas de fumaça até o estalar de dedos; desde as defumações até os pontos cantados de chamada para o trabalho. Tudo é mágico na Umbanda.
Por trás de tudo e de todos estão os Sagrados Orixás, que são mais do que uma entidade incorporante que se apresenta como um Ogum, como um Oxossi, como um Xangô etc.
São os governadores da criação do nosso Divino Criador Olorum e são mistérios em si mesmos, pois estão em nós, estão na natureza, estão em tudo e em todos.
Devemos entender que a Umbanda, por ser uma religião iniciática, tem seu ritmo e sua cadência que devem ser seguidos ao pé da letra, senão interferimos no seu fluir natural e em processos e procedimentos preestabelecidos pela espiritualidade.
Paralelo a essa necessidade de procedimentos aceitos e fundamentadores da religião umbandistas, temos a necessidade de livros didáticos colocados á disposição dos médiuns e freqüentadores. Só conhecendo e entendendo o que temos de fazer, fazemos com firmeza e obtemos os resultados.
A grande dificuldade de alguns adeptos da Umbanda é, após consulta com um guia, ter de ir a algum ponto de força da natureza fazer um trabalho ou oferenda ou despacho. Chega a ser constrangedor, porque não sabem como fazer e não entendem o porque de ter de fazê-los pessoalmente.
Também vemos esse tipo de dificuldade nos médiuns iniciantes. Faltam-lhes conhecimentos teórico e prático para realizar o trabalho com firmeza e confiança.
Quantas pessoas são possuidoras do dom mediúnico da incorporação e quantas têm conhecimento disso?
Não há uma estatística nesse campo. O que sabemos é que muitas pessoas vivem suas vidas terrenas em grande sofrimento, confusão mental e emocional, infelizes e sofredoras devido a uma faculdade que não dominaram por desconhecimento ou por receio de “receberem espíritos” em seus corpos.
Muita coisa já foi feita nesse campo para facilitar o entendimento sobre o espírito humano e a interatividade com as outras dimensões da vida e as realidades nela existentes, ainda que sempre reste algo a ser estudado e esclarecido.
O misticismo, o medo, o tabu, a superstição, a vergonha, a ignorância e o oportunismo sempre predominaram no entendimento do nosso espírito e do mundo espiritual que nos envolve, pois, se somos matéria, também somos espíritos.
E sempre que alguém tentou explicar essa interação, os adeptos dos dogmas e dos tabus de tudo fizeram para calá-los.
Desconfiamos que o medo do desconhecido e a ignorância de como Deus opera em nossos espíritos, seja um dos motivadores dessas pessoas, tão zelosas com suas crenças e tão obstinadas a negarem as possibilidades aventadas pelos estudiosos dos dons espirituais.
Estes dons, em desequilíbrio, nos afetam com tanta intensidade que, ou nos entupimos de remédios drogando nossa mente ou sofremos doenças no corpo biológico que o influenciam porque nosso espírito está em desequilíbrio.
A Umbanda, uma religião nova se comparada a outras que são milenares, vem encontrando uma resistência tenaz por parte destas, porque, criada no Século XX, remeteu-nos de volta à natureza e tem ensinado-nos que um dos meios de alcançarmos o reequilíbrio entre matéria e espírito encontram-se justamente nela.
Muitos dos nossos adversários dizem que retornamos ao animismo, ao panteísmo, ao misticismo etc... e não creditam qualquer benefício nos trabalhos realizados nela para reequilibrarmos pessoas que sofrem justamente porque desconhecem o lado natural da vida e do nosso espírito.
Quando aprendemos a lidar com alguns aspectos da vida natural e da vida espiritual, seguimos procedimentos desenvolvidos ao longo do tempo por experimentação e obtemos resultados satisfatórios, que trazem o alívio às pessoas prejudicadas pelo desequilíbrio na interatividade entre os lados espiritual e material, e vemos como são importantes tais procedimentos
Realizar oferendas com os mais variados fins, fazer assentamentos ou firmezas de poderes ou forças naturais, com conhecimento de causa, sempre são benéficos e nada têm de misticismo, panteísmo, animismo ou ignorância, e sim, nos remete a um tempo em que não havia outros recursos além do que a própria natureza nos fornecia e que só precisávamos aprender como nos servir deles.
Estabelecem uma relação sólida e estável com o mundo espiritual e nos servir do que ele tem para o nosso benefício não é negar Deus, mas fortalecer nossa crença na imortalidade do espírito e na sua capacidade de influir sobre a matéria.
Nâo há nada de errado em conhecermos a natureza e o mundo espiritual e nos servirmos dos benefícios que nos oferecem, pois se existem, foram criados por Deus.
Nosso propósito com este livro é de esclarecer sobre o assunto e não o de ensinar algo que já adquiriu dinâmica própria dentro da Umbanda.
A cada dia surgem novas oferendas e novos assentamentos de forças e poderes, formas essas desenvolvidas pela espiritualidade que atua na Umbanda por intermédio dos seus médiuns de incorporação e de trabalhos espirituais.
Devemos nos guiar pelo bom senso e pela razão para não cairmos no ridículo, pois Umbanda é religião e não deve ser maculada por pessoas desequilibradas ou com o emocional exacerbado por coisas sobrenaturais.
A lógica e o bom senso devem prevalecer em nossas ações e nos guiar em assuntos tão importantes para nosso bem-estar e nossa segurança no relacionamento com o mundo espiritual."
quarta-feira, 2 de junho de 2010
KAWO KABIECILE!!!!
Relutei por mais de uma semana, mas, concluí que deveria publicar neste espaço de Xangô a mensagem abaixo. Afinal, se ela foi enviada, é para ser divulgada.
Peço licença a todos os leitores deste blog, pois, esta mensagem é direcionada aos dirigentes, médiuns e frequentadores de Casas de Umbanda.
SARAVÁ!!!!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
MENSAGEM DE PAI THOMÉ DO CONGO AOS FILHOS DE PEMBA

Negro Velho tem percebido ao longo deste tempo todo em que a Umbanda está no Brasil que as coisas têm tomado, muitas vezes, um rumo um pouco diferente do que foi planejado, que está sendo direcionada para um outro lado, para o qual os filhos dessa Terra acabam levando-a e que não é o correto.
Há sim, muitas Casas de Umbanda fazendo trabalhos ótimos, praticando a caridade e passando para seus filhos e frequentadores a mensagem da fé, da paz e da evolução. Porém, infelizmente, há outras casas desvirtuando-se da Lei da Umbanda, ainda usando o nome desta religião, mas, praticando algo muito distante do que é e sempre deve ser a nossa Umbanda Sagrada.
A vaidade afoga a humildade dos filhos e traz sentimentos não virtuosos, como a ganância, por exemplo. Negro Velho tem visto muitos dirigentes de ditas Casas de Umbanda desviando seu trabalho para o "comércio". Sim, meus filhos! As Casas de Umbanda só podem ser casas de caridade, não há como ser outra coisa.
Quando Negro Velho fala em caridade, não está falando em assistencialismo, em dar ou doar dinheiro ou outras coisas para os filhos dessa Terra, mas, está falando que os médiuns e seus guias espirituais devem estar lá limpos, de coração aberto, aguardando (sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito), para servirem a quem nela adentrar, para auxiliarem os filhos dessa Terra que sentem-se perdidos, passar a estes filhos mensagens de fé, paz e evolução.
Se você, médium, não estiver limpo, não estiver de coração puro, a sintonia com seus guias espirituais estará prejudicada e muito pouco você poderá fazer pelos seus irmãos que chegarão até a casa onde você trabalha.
Alguns dirigentes de Casas de Umbanda precisam rever seus conceitos e suas práticas. Saibam, meus filhos, que a casa que dirigem não é de sua propriedade, vocês são apenas os intermediadores de uma relação entre o Plano Divino da Criação, os guias espirituais e os filhos encarnados nessa Terra. Portanto, não guiem-se pela vaidade, não queiram dominar, controlar a cabeça e a vibração dos seus médiuns ou das pessoas que procuram vossas casas.
A Umbanda Sagrada, meus filhos, é pura caridade. O médium recebe uma missão a cumprir, apenas isso, nada mais do que isso. E o que Deus Nosso Pai dá, não custa moeda alguma. Ele dá sem precisar ou querer retorno.
E é nesta linha que os filhos dessa Terra devem seguir, em tudo na vida, principalmente, na religião.
Esta é a mensagem que Negro Velho deixa hoje para vocês. Fiquem na Paz do Nosso Pai Maior.
25 de maio de 2010- 00:00h
quarta-feira, 19 de maio de 2010
EVOLUÇÃO EM FAMÍLIA

Quando falamos em evolução, normalmente, pensamos no progresso material, em ganhar mais dinheiro, fazer boas viagens, adquirir bens, comprar um carro novo, comprar uma boa casa. Mas, a questão que coloco aqui hoje é a seguinte: devemos sim almejar crescimento material. Não devemos nos acomodar em hipótese alguma. O ser humano acomodado passa pela vida praticamente sem perceber que nela está. O ser humano inquieto, ávido por mudanças, este evolui (ao menos, materialmente).
Porém, deixo aqui um questionamento: será que não estamos invertendo a pirâmide? Será que não estamos, erroneamente, colocando a cabeça no lugar dos pés e vice-versa? Será que a evolução material não está adquirindo importância demasiada?
Vejo, cada vez mais, pessoas almejando sucesso e dinheiro. Geralmente, a boa desculpa é: "preciso deixar meus filhos bem." E, muitas vezes, até conseguem tal objetivo no que se refere a bens materiais.
Muitos desses que lutam e batalham tanto honestamente para que seus filhos não passem por dificuldades (pelas quais muitos desses sujeitos passaram), acabam esquecendo, no decorrer desta jornada, de direcionarem seus olhares para estas crianças, estes jovens.
E não percebem, em muitos casos, que no âmago do lar há uma criança, um adolescente ou um jovem solitário, carente, com muitos colegas, parceiros, mas, muitas vezes, sem amigo algum.
E aquela ou aquele que poderia/deveria ser seu mais leal amigo(a) está muito ocupado em adquirir bens, ganhar dinheiro, pagar os cursos de idiomas, a academia, a natação.
Em alguns casos, quando estes jovens desvirtuam-se para as drogas ou até mesmo para a criminalidade, estes sujeitos não compreendem o porque de tal acontecimento e sempre fazem a clássica pergunta: "onde foi que eu errei?".
Com certeza, o erro ocorre na falta de atenção, de carinho, de diálogo, de cumplicidade com seu filho ou filha, "porque estava sem tempo, tinha que trabalhar".
Muitas vezes, exemplos que não os melhores, corroboram para tal acontecimento. Um pai agressivo, uma mãe incompreensiva, intolerante, em muito contribuem (mesmo que involuntariamente) para a degradação de alguns jovens e, consequentemente, da estrutura familiar.
É bem comum ouvir de um pai ou uma mãe o questionamento de por que seu filho ou filha caiu no vício (de drogas ilícitas, álcool, jogo etc), estando o mesmo(a) com um cigarro na mão, um copo de cerveja ao lado. Dizem que o cigarro ou a bebida são seus companheiros, que nunca os abandonam. E não compreendem o vício de seu filho, de sua filha. Nâo conseguem enxergar que nós, seres humanos, enclausurados na vaidade, acabamos nos isolando de nós mesmos, de Deus e de nossos semelhantes e então, numa desesperada e constante luta anti-solidão, buscamos a tão almejada parceria em algum tipo de vício (seja ele qual for).
Todo este "rodeio", em um texto que pretende falar de evolução, tem sentido quando concordamos que a família é a base de tudo em nossa sociedade. Então, se a família está desestruturada, como atingir a real e mais importante evolução, que é a espiritual? Como evoluiremos sem paz de espírito, sem harmonia no lar?
O primeiro passo é a humildade. Com humildade, o pai e a mãe reconhecem que seus filhos têm os mesmos anseios que tiveram em suas adolescências/juventudes.
Banhados em humildade, pais, mães e filhos, de braços dados, resolverão todas as questões, caminhando juntos rumo à verdadeira evolução.
No dia em que pais e mães, reconhecerem-se muito mais como geradores destas vidas, responsáveis pelos primeiros passos destas pessoas em suas jornadas e menos como autoridades, déspotas, donos das vidas de seus filhos e filhas, no dia em que os pais e as mães, humildemente, reconhecerem que também podem aprender com as crianças e jovens que geraram, estarão dando o primeiro passo para uma evolução não traumática (aquela que ocorre aos trancos e barrancos).
Caminharão, pais, mães, filhos e filhas, com paz de espírito, "rumo às estrelas".
SARAVÁ!!!!
quarta-feira, 12 de maio de 2010
SARAVÁ AOS PRETOS VELHOS E PRETAS VELHAS

Muitas vezes, nos encontramos preocupados, achamos que não há saída para os nossos problemas, ficamos deseperados até mesmo. Nòs umbandistas, especialmente, recorremos aos Pretos Velhos e Pretas Velhas, pois, sabemos que suas palavras, seus conselhos, vêm banhados de uma força que não conhecemos, não sabemos definir, mas, sentimos que nos ajuda a mudar algumas coisas, nos auxilia. Sim, para quem não sabe e/ou nunca experienciou, experimentou, a palavra de um Preto Velho ou Preta Velha é um verbo imantado na Força Divina.
Hoje, 13 de maio, é o dia em que homenageamos a esta linha de trabalho da Umbanda Sagrada. E eu, humildemente, colocarei aqui como vejo, como defino os Pretos Velhos e Pretas Velhas:
1- Luz
2- Humildade
3- Sabedoria
E agora, coloco estas três palavras/definições em uma única oração: "Os Pretos Velhos e Pretas Velhas são espíritos de muita luz e, só são, porque, ao longo de suas jornadas descobriram o que tentam sempre nos dizer (quando achamos que nossos problemas são os piores do mundo) e não damos ouvido às suas mensagens sutis: humildade é sabedoria."
Os Pretos Velhos e as Pretas Velhas são uma lição de humildade que, se fôssemos tão inteligentes quanto julgamos ser, carregaríamos como exemplo e espelho por toda a eternidade.
Fica aqui esta modesta homenagem a todos os Pretos Velhos e Pretas Velhas que labutam na Umbanda Sagrada e também meu sincero agradecimento. Eu sei, vocês sabem, o quão fundamental são e têm sido em minha jornada. Sem vocês, tudo seria mais difícil, não sei se eu conseguiria.
SARAVÁ!!!!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
A SEPARAÇÃO COMEÇOU. A RE-UNIÃO TAMBÉM.
"Amados Irmãos e Irmãs da Terra, a separação começou.
Gaia/Planeta Terra entrou no oitavo segmento de transformação; ela está num ponto em que não há volta.
A divisão começou no nível tridimensional e os grupos de freqüências presentes no seu plano de existência estão sendo reagrupados.
De agora em diante vocês verão mais sinais da divisão e reagrupamento manifestando-se na sua realidade. Companhias dividir-se-ão, amigos pararão de se verem uns aos outros, famílias separar-se-ão, grupos serão divididos, etc..
E, ao mesmo tempo, vocês estarão testemunhando o oposto absoluto, vocês entrarão em grupos novos, sentir-se-ão mais próximos do que nunca de seus entes amados, família e amigos.
Esta mudança não é nem positiva nem negativa. É existencial.
É uma etapa natural no processo de ascensão em massa.
A existência consiste somente de vibrações e, quando as vibrações que formam seu mundo mudam, sua realidade inteira muda também.
A nível de alma vocês sabem que no momento em que decidiram embarcar nesta jornada, vocês receberam da Consciência Infinita o poder de serem os arquitetos de seu destino.
Apenas por fazer o projeto, vocês põem em movimento uma energia poderosa/fluxos através de seu sistema que os levará à expansão da consciência.
Quando vocês mudam sua freqüência de consciência para uma faixa superior, vocês alinham seu SER a vibrações mais altas, ancorando-as na sua realidade material, e assim ajudam Gaia/Planeta Terra em sua jornada para a quinta densidade.
Lembrem-se, dar e receber ocorre simultaneamente, então, quando vocês ajudam Gaia, vocês também estão sendo ajudados.
Quando ela fizer a ascensão, uma mudança monumental ocorrerá no universo, e vocês farão parte disto.
A última vez que ocorreu uma mudança desta magnitude em um mundo de terceira densidade foi há bilhões de anos.
O Plano Divino para o TODO não pode avançar sem vocês, sua individualidade lhes foi dada para o bem do TODO e seu papel é absolutamente insubstituível.
Uma vez que vocês compreendam isto, vocês podem começar a ajudar os outros a entenderem a responsabilidade que eles têm neste ponto crucial na história humana.
Todos no seu mundo têm poder divino que eles não percebem que têm. Os poderes divinos internos podem vir à superfície quando se começa a focalizar conscientemente a atenção no despertar desses poderes a partir do centro interno de sua consciência.
Ajudem os outros e ajudem Gaia dando o máximo de si mesmos, elevando sua freqüência vibratória pessoal ao Princípio Criativo do Amor.
Isto exige uma transformação do seu SER, uma mudança intencional de atitudes da sua parte.
No final do processo de ascensão/separação de Gaia, dois portais interdimensionais abrir-se-ão, um levando à quinta densidade e o outro terminando na terceira densidade. Sua consciência se alinhará com o portal que melhor apóia a sua freqüência de consciência mais dominante.
A re-união começou.
Pouco a pouco seu grupo de alma reunir-se-á. No processo vocês podem se separar de outros, mas os momentos de compartilhamento e aprendizado que foram obtidos na companhia dos outros, sempre permanecerão em vocês como um presente.
EU SOU Emmanuel"