domingo, 26 de janeiro de 2014

Mistério Orixá: Ação Realizadora na Criação- Por André Cozta



Orixá é Vida, pulsante e realizadora dentro do Todo, que é a Criação de Olorum.
Quando defino este Mistério Divino (que nada mais são do que as Potências Manifestadoras das Qualidades D’Ele)  como ação realizadora, estou, pura e simplesmente, dizendo que tudo o que há ao nosso redor e em nós mesmos, tem a divina mão dos Sagrados Orixás.
Portanto, sem Orixá não há Vida. Sem Orixá, não há o que se possa concretizar tanto ao nosso redor como em qualquer outra realidade da Criação, ainda distante dos nossos limitados olhos.
E,  bem debaixo dos nossos olhos está a comprovação desta minha afirmação, basta que observemos a Natureza e concluiremos que os Orixás estão em tudo.
Se, estão em tudo, na composição do Todo, podemos então afirmar que o Mistério Orixá é sim ação realizadora tanto ao nosso redor quanto em nosso íntimo.
Exemplificando: quando nos sentimos em perigo, por qualquer motivo, se nos voltarmos para o íntimo, refletirá em nosso interior um alerta com relação àquela situação que vem nos incomodando. E sentimos com força algo que vai muito além da nossa intuição, algo que não vem de fora, algo que flui de dentro, do âmago. Esta é uma atuação do Mistério Orixá em nós. Ou, trocando em miúdos, atuação de um dos Sagrados Orixás (enquanto potência divina), a partir do nosso íntimo.
Poderia aqui, citar vários exemplos na Natureza (fenômenos), como comprovação da ação realizadora do Mistério Orixá na Vida. Mas, prefiro sugerir à você que até este texto chegou, que olhe para a Criação à sua volta, para a manifestação natural neste nosso amado planeta e, então, verá, em definitivo, o Mistério Orixá como ação realizadora na Criação, ação que realiza, o tempo todo, incessantemente, incansavelmente, na Vida.
Concluir que os Sagrados Orixás são realizadores, construtores e concretizadores, também nos faz concluir que assim o são para o bem da Criação e nunca para realização das nossas vaidades, mesquinharias e do nosso ego.
Por que, haverá sempre alguém que concluirá que um mistério realizador deve satisfazer suas vontades pessoais, seus desejos egoístas. E não deve ser assim nunca!
Os Divinos Orixás são os grandes realizadores da obra de Olorum. Trabalham constantemente pelo crescimento e evolução do Todo, portanto, jamais devem ser invocados com intuitos pessoais a serviço do ego inflado de quem quer que seja.
Alguém perguntará: “Não posso, então, pedir nada para os Orixás na minha vida?”
É claro que pode!
Desde que sejam pedidos justos, que venham a contribuir para a sua evolução de modo honesto, equilibrado e ordenado. Mas peça sempre para receber dentro do seu merecimento.
Por que, Olorum e os Sagrados Orixás, sabem exatamente quais são as nossas necessidades. Nós, os astutos humanos encarnados, a bem da verdade, pensamos que sabemos!
Somos crianças rebeldes que, muitas vezes, emburradas, acabam por cometer alguns deslizes. E damos trabalho desnecessário aos nossos Pais e Mães Orixás.
Pense nisso, reflita bem. E não se esqueça: Orixá é Vida, é movimento, é ação realizadora na Criação.

Saravá!!!!!!!



Um comentário: