segunda-feira, 14 de maio de 2012

PENSANDO UMBANDA- Por André Cozta



Abaixo, reproduzimos o texto da primeira aula (aula-palestra) do Curso de Teologia de Umbanda Sagrada que estamos ministradno no Rio de Janeiro.
Ainda há vagas e, ao final do texto, colocamos nossos contatos para os interessados...



                                            PENSANDO UMBANDA- Aula 1

Pensar religião é pensar na evolução do ser em suas mais variadas formas, todas com o mesmo objetivo, Deus, porém, trilhando caminhos diversos.
“Deus está em tudo e em todos”. Este é um pensamento comum à todas as doutrinas religiosas existentes no plano material da vida humana, no nosso amado Planeta Terra.
Mas, se concordamos neste aspecto, em tantos outros, que formam os caminhos que nos levam de volta aos braços do Pai Criador, surgem as divergências que caracterizam as doutrinas e crenças religiosas estabelecidas.
Toda a religião é boa e leva o ser a conectar-se com sua essência divina, a acessar o que é Sagrado e a sentir verdadeiramente Deus dentro de si e no todo ao seu redor.
Se isto não ocorrer, tenha certeza, não é uma religião.
As religiões foram criadas pelo Pai para que satisfizessem as nossas necessidades. Como formas diferentes de acessá-lo ou de conectar-mo-nos com Ele.
Pois, se fomos feitos por Deus únicos e diferentes uns dos outros, por Ele foram criadas várias religiões para que nelas se reunissem grupos afins de filhos Seus.
Portanto, no início deste curso de Teologia de Umbanda Sagrada, devemos compreender que cá não estamos para colocarmos nossa religião como uma verdade absoluta, mas, para nos afirmarmos como Umbandistas, cultuadores de Deus Pai através da Natureza Mãe, por intermédio dos Sagrados Orixás, Divindades Regentes do que é Divino e também chaves de acesso à nossa essência, aparentemente tão distante, mas que habita e sempre habitará nosso íntimo.
Essência íntima esta, que é nossa real e natural origem, Deus, que se manifesta em nosso interior, mas também na água, no cristalino, no vegetal, no mineral, no fogo, na terra e no ar.
Umbanda é uma religião ainda muito nova no contexto histórico, com pouco mais de um século de existência e que, apesar de ainda “debutar” no plano material, vem revolucionando a forma de pensar, praticar e manifestar Deus religiosamente para seus trabalhadores, adeptos e simpatizantes.
Através do Culto à Natureza, aos Sagrados Orixás, com o trabalho e participação fundamental dos Guias Espirituais manifestadores das Qualidades de Deus (trocando em miúdos: servidores dos Sagrados Orixás), temos visto muitos ensinamentos que, infelizmente, passam despercebidos muitas vezes.
Na manifestação enérgica de um Caboclo, nas sábias palavras de um Preto Velho, na inocência mágica de um Erê, na fala direta e objetiva de um Exu ou de uma Pombagira (muitas vezes incompreendidos, mal interpretados e alvo de variadas formas de preconceito), na sabedoria
milenar de um Oriental ou de um Cigano, na malemolência de um Malandro, assim como na apresentação de tantos outros arquétipos espirituais humanos, a Umbanda nos mostra que, trilhando nossa estrada evolutiva com humildade, alcançaremos o nosso objetivo principal, que é, de mãos dadas aos nosso irmãos, alcançarmos novamente os Braços do Pai.
Humildade é o ingrediente fundamental para o sucesso nesta missão.
Parafraseando o Senhor Mestre da Luz Pai Thomé do Congo (orientador deste curso): “Humildade é Sabedoria”.
Com a sabedoria originada na humildade, tenha certeza, chegaremos lá.
Baseado na Ciência Divina trazida ao plano material pelo Senhor Mestre da Luz e do Conhecimento Pai Benedito de Aruanda, através do Sr. Rubens Saraceni, perceberemos neste um ano de estudos que agora se inicia, que há sim uma explicação científica para todas as manifestações Divinas, para todas as manifestações religiosas, para todas as manifestações de Umbanda.
Ciência que, para garantir sua continuidade, tem amparo na Lei Maior e na Justiça Divina. E também na Fé (fundamental para que tudo exista), no Amor (fundamental para qualquer caminhada), no Conhecimento (fundamental para a sustentação do todo), na Evolução (fundamental para o contínuo crescimento) e na Geração (que é a criatividade e a Vida em si).
Os Olhos da Lei nunca se fecham, os Ouvidos da Lei a tudo escutam.
Assim é na Criação Divina.
E se assim é, é para que tudo o que Deus criou se sustente e evolua. Ou, não houvesse as atuações constantes da Justiça e da Lei do Pai, viveríamos no caos total. E a Fé, o Amor, o Conhecimento, a Evolução e a Vida, não teriam continuidade.
Este é o nosso primeiro encontro. A partir de agora, juntos, refletiremos e compreenderemos melhor  Deus, em todas as suas manifestações, assim como a Umbanda, nossa amada religião, através da qual nos foi incumbida a doce missão de levar o Verbo Divino aos nossos irmãos.
Missão esta, da qual nunca desistiremos.
Seja bem vindo!
Um abraço fraterno!

SARAVÁ!!!!!!!

                                                                                               André Cozta



“A Umbanda é mais do que uma religão, é um Movimento Divino que unirá os homens como que numa única Nação.” (Pai Thomé do Congo)

“Não há Equilíbrio sem Estabilidade, não há Estabilidade sem Equilíbrio. Não há Evolução sem Justiça, não há Justiça sem Evolução.” (Mestre Rhady)




AINDA HÁ VAGAS PARA O CURSO TEOLOGIA DE UMBANDA SAGRADA NO RIO DE JANEIRO

Ainda vagas em nossa turma do Curso de Teologia de Umbanda Sagrada na cidade do Rio de Janeiro.

Próxima Aula: 26 de maio de 2012 (Segunda Aula)
As aulas serão aos sábados (intercalados), de 15h às 18h.
Duração do Curso: 12 meses
Ministrante: André Cozta

Endereço: Rua Concepcion, 202 Bloco 6/201 Rocha Miranda.

Inscrições e informações através dos emails: umbandaemagia@gmail.com/ teologia.magia@gmail.com.
Ou através dos fones:
(21) 9722-8955 c/ Simone Soares
(21) 9510-9919 c/ José de Brito Irmão

Com André Cozta, nos seguintes números:
(21) 8162-3472 Tim
(21) 8517-8637 Oi
(21) 6842-8269 Claro




Nenhum comentário:

Postar um comentário