terça-feira, 12 de janeiro de 2010

VAMOS ESTUDAR GEOGRAFIA?

KAWO KABIECILE!!!!

Desde a semana passada, quando ocorreu o atentado à Seleção do Togo na Cabinda, tenho observado algo que escreverei aqui com muita tristeza. Vi em alguns programas de tv (esportivos, especialmente) declaração de jornalistas dizendo-se preocupados com esta Copa do Mundo na África do Sul, devido a tais acontecimentos.
Bom, à exceção do atentado que extinguiu as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 (afinal, num evento dessa dimensão, se não houvesse comoção e preocupação por parte de todos, seria melhor fechar o boteco e jogar a chave fora), não lembro de nenhuma manifestação na mídia de algum jornalista preocupado com viagens de brasileiros para os Estados Unidos quando algum psicopata invade um shopping matando quem estiver pela frente ou quando algum adolescente invade sua própria escola e mata vários de seus colegas.
Falando através da internet com meu amigo Dudah Oliveira, Sociólogo e Ogã de Candomblé, ele mostrou-me que a distância entre a Cabinda, onde ocorreram os atentados e a Cidade do Cabo, capital do país que sediará a próxima Copa do Mundo, ultrapassa 3.000 km.
Ora, senhoras e senhores. nós brasileiros, por um acaso, gostamos quando um gringo chega aqui falando espanhol? Que mal há em acharem que nossa capital é Buenos Aires, afinal, é tudo América do Sul, não é mesmo?
Imaginemos que, após algum atentado na Guatemala, em El Salvador ou no México, algum jornalista europeu manifeste-se preocupado com a realização da Copa do Mundo no Brasil ou das Olimpíadas no Rio.
Congo, Angola e Namíbia separam Cabinda da África do Sul. Mas, então, se estes países estão tão distantes (apesar de estarem no mesmo continente), por que há esta preocupação por parte de algumas pessoas com relação à Copa do Mundo? Ficariam indignadas estas pessoas se algum norte-americano ou europeu manifestasse preocupação na situação que mencionei anteriormente? Com certeza, ficariam.
Mas, então, o que diferencia o Brasil do México ou dos países da América Central que não diferencia países tão distantes como a África do Sul e Cabinda?
Hum... deixe-me pensar.... Ah, já sei, deve ser por que lá são todos pretos!


SARAVÁ!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário