"Inicialmente, uma rápida explicação quanto à confusão que alguns irmãos fazem, porque o Caboclo das Sete Encruzilhadas e o Exu Rei das Sete Encruzilhadas são entidades que possuem nomes semelhantes, são quase homônimos, porém espíritos distintos, cada um deles trabalhando espiritualmente em seu nível vibratório. Ambos prestam grandes serviços para a melhoria e desenvolvimento dos espíritos encarnados. Ambos estão em constante evolução, mas não existe qualquer relação de dependência entre eles.
Ao que se tem informação, é que o Caboclo das Sete Encruzilhadas é um espírito muito antigo, já encarnado ao tempo da vinda do Mestre Jesus à Terra e que na roda de suas encarnações jamais apareceu no nível em que trabalham os nossos compadres Exus, como alguns , face à semelhança de nomes , tentam explicar.
No tempo do Brasil Colônia, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro, em uma localidade às margens do Rio Paraíba do Sul, chamada hoje de Barra do Piraí. Precisamente neste local, aonde o rio atingia uma grande largura e o seu leito tomava um aspecto sinuoso, existia uma fazenda de diversas culturas, entre as quais e em maior escala a do café e da cana-de-açúcar.
Tal propriedade era administrada por uma família portuguesa,que ao contrário de outras existentes nas proximidades, não exigia o braço escravo. Os negros que lá trabalhavam recebiam além da casa e alimentação uma remuneração em moeda, por isso era a propriedade mais próspera do local, graças à forma de administração adotada por seus proprietários. Próximo dali, vivia uma tribo de índios da Nação Tupi-Guarani com os quais os fazendeiros mantinham um excelente relacionamento.
O Chefe da tribo era moço e possuía uma razoável cultura, pois fora alfabetizado na Capital, apaixonou-se por uma das filhas do fazendeiro, que correspondeu ao seu afeto, vindo a casar-se com ele e contrariando os costumes de ambas as comunidades. Após a união ela engravidou, tendo que viajar à Capital do Rio de Janeiro para tratamento médico, Demorou-se algum tempo e, ao regressar, recebeu a horrível noticia de que um grupo de índios estranhos na localidade, de surpresa, tentou invadir a fazenda para saqueá-la, os fazendeiros pediram socorro e os guerreiros Tupi-Guarani vieram, mas não puderam impedir que os pais da moça e seus irmãos fossem mortos.
Na batalha, o chefe Tupi-Guarani, seu marido, ficou gravemente ferido, vindo também a falecer
Porém, em uma dessas tardes em que rezava junto ao túmulo do esposo, sentiu-se em trabalho de parto e ali mesmo deu à luz a um menino, seu filho com o chefe Tupi-Guarani,cujo corpo estava naquele local sepultado. O menino menino cresceu cercado do imenso carinho de sua mãe e recebeu ensinamento proveniente de duas culturas: a cristã adotada por sua mãe e a outra orientada pelo Pajé da tribo de seu pai. Estudou na Capital do Estado e posteriormente na Côrte, recebendo instrução superior de Direito. Como advogado teve intensa atividade profissional em defesa de escravos nos Tribunais do Rio de Janeiro, que eram acusados de crimes pelos senhores de Engenho. Na qualidade de chefe de sua comunidade indígena, disfarçadamente, invadia as fazendas de regime escravo, libertando os cativos e colocando-os em local seguro. Na verdade, ninguém conseguia identificar o chefe que comandava o grupo indígena libertador de escravos, ora ele se apresentava com o aspecto físico de indivíduo alto, ora baixo, às vezes gordo e outras vezes magro, cada ataque era comandado por uma pessoa diferente e assim ele conseguia se manter no anonimato, conseqüente à dupla personalidade. O seu verdadeiro nome era Caboclo das Sete Cruzes Ilhadas, por ter nascido no local onde existiam sete cruzes em uma ilha, porém o povo por corruptela o chamava de Caboclo das Sete Encruzilhadas, nome que ele adotou humildemente, até mesmo em sua vida espiritual. Tal nome ficou fixado pelo povo escravo, que o adorava, e quando o grupo surgia na estrada eles cantavam uma toada que tinha a seguinte letra:
"Lá vem , lá vem , bem longe na estrada, lá vem,lá vem, o Caboclo das Sete Encruzilhadas "
A nossa Casa mantém, desde a sua fundação, em seu ritual de abertura e encerramento de suas sessões espirituais, um ponto ou curimba com as mesmas características daquela toada, com que era saudado pelo povo escravo:
" Chegou (ou subiu), chegou, o Caboclo das Sete Encruzilhadas "
Acreditamos que a melodia deste ponto seja a mesma da toada dos escravos. Após ter desencarnado, voltou através da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, em Novembro de 1908, como espírito mensageiro, colocando as bases da Umbanda, no Rio de Janeiro. Antes do ano de 1948, um grupo liderado por Henrique Landi Junior, nosso fundador, várias vezes dirigiu-se à cidade vizinha de Niterói, na busca de uma entrevista com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, que nem mesmo o seu médium Zélio, sabia o dia e a hora em que voltaria a incorporar. Quando aconteceu o encontro o Caboclo forneceu a orientação para a fundação da Tenda Espírita Fraternidade da Luz, fato que ocorreu em 8 de Abril de 1948, pautado nas normas umbandistas adotadas pela entidade.
E ao terminarmos este relato, não poderíamos deixar de considerar aqui o nosso pleito de gratidão a Zélio Fernandino de Moraes, médium do Caboclo das Sete Encruzilhadas, veículo através do qual esta luminosa entidade nos legou a maravilhosa Umbanda, fundamentada na máxima crística:
Fé - Esperança - Caridade"
Estou muito feliz de saber da origgem da religião...
ResponderExcluirUm caboclo que mostrou o valor nos nossos antepassados, que divulgou a nossa História ao mundo...que hoje abriga aqueles que procuram fazer o bem, e ajudar o próximo a encontar luz e pez espiritual.
Sou frequentador de um terreiro e a mais ou menos 8 anos uma entidade chamada Caboclo das Sete Encruzilhada encorporou no meu pai de Santo e falou que eu era dele e desde então ele sempre encorpora nele para fazer trabalhos para mim. Queria saber se isso é possível e se tem algo que posso fazer para ter maior sintonia com ele para que possa encorporar em mim? porque não sou médium só participo de gírias!
ResponderExcluirPelo meu conhecimento, você terá que ser médium para o Caboclo, incorporar em você, comesse a se envolver mais com a religião, por exemplo faça um reforço aqui chama-se amaci eu não como chama ai pra você, faça um amaci e entre para a corrente e peça para que seu pai de Santo chame ele para se desenvolver em ti .. Espero que eu tenha ajudado, beijos .
ExcluirAmo e tenho muito respeito pela umbanda mas quanto ao candomble provo nojo e desprezo cambada de mercenarios, que pensam so em luxuria, vaidade e em esplorar pessoas inocentes e mais cambada de viadagem.
ResponderExcluirParabèns verdade fui anos e anos esplorada por candomblecistas a maioria incorpora tudo de mentira e saõ todos viados e sapataõ cambada de malandros so patifaria.
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