sábado, 29 de setembro de 2012

Publico a seguir, mensagem enviada pelo Senhor Preto Velho Pai Thomé do Congo, para os alunos do curso de Teologia de Umbanda Sagrada (Aula 10), orientado por ele e ministrado por mim, na cidade do Rio de Janeiro.


Saravá!!!!!!!

André Cozta

O Equilíbrio na Tríade (Breve Mensagem aos Umbandistas)




Um movimento religioso deve sempre firmar-se numa tríade composta pelo Criador, por suas divindades manifestadoras (ou uma divindade apenas, no caso de algumas religiões) e da sua representação humana, ou, daquele arquétipo espiritual que mais “se aproxima” do que é humano.
O Divino, o Divinizado e o Humano, formam a tríade que equilibra um movimento religioso.
Temos na Umbanda o nosso Amado Criador Olorum, os Sagrados Orixás que regem a Natureza Mãe (manifestadora dos Poderes Divinos) e os Mistérios Espirituais Humanos (também manifestadores dos Mistérios Divinos para o lado humano da Criação).
O sistema umbandista criado pelos Mestres desta religião no astral superior tem a intenção de mostrar aos humanos encarnados, especialmente, o quão é bela e simples a Criação de Deus.
E, a partir desta beleza e simplicidade, mostrar a todos que, também é simples trilhar a senda evolutiva, se assim quisermos.
Buscar a conexão com esta tríade (Deus, Orixás e Guias Espirituais), dará ao umbandista a possibilidade de equilibrar-se. Por que somente equilibrado usufruirá do que a sua religião pode lhe dar de melhor.
Tentar adquirir isto externamente será, sempre, perda de tempo. O templo que habita no interior de cada um deve estar ativado, iluminado, sendo constantemente renovado, para que, equilibrado, tenha condições de auxiliar seus irmãos.
Um médium umbandista que não se encontre em equilíbrio, não possuirá condições plenas de trabalhar. Como atenderá no terreiro onde trabalha? Isto influirá na conexão com seu guia e o trabalho será prejudicado, como que numa estação de rádio mal sintonizada, onde você não consegue ouvir direito as mensagens transmitidas através daquela estação.
Nesta breve mensagem, Negro Velho pretende provocar a reflexão neste sentido, em todos aqueles que lerem este texto.
Por que, todos nós, humanos, encarnados ou desencarnados, devemos buscar constantemente o equilíbrio.
E será na Tríade composta por Deus, Orixás e Guias Espirituais que o umbandista o encontrará. E tudo isto está no seu íntimo, tenha certeza! Acione esta tríade através de orações, ajoelhe-se, faça-se um servo humilde de Deus. E verá quantas benéficas mudanças ocorrerão na sua vida.
Desejo que fique em paz consigo próprio, no Amor de Olorum, na Fé de Oxalá e dos Sagrados Orixás!

Mensagem Ditada pelo Preto Velho Pai Thomé do Congo
Anotada por André Cozta
Rio de Janeiro- 24 de setembro de 2012- 12:11h


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brincadeira Séria




Hoje, todos os umbandistas celebram o dia de Cosme e Damião.
Dia de muita festa, comemorações, alegria, doces, balas, pirulitos e guaraná.
Dia em que grande parte dos terreiros celebra esta data, imprimindo em seus trabalhos a típica alegria das crianças.
Então, estes maravilhosos guias, portadores e mensageiros da alegria de viver, pedem passagem com o intuito de trazerem a nós, os encarnados, justamente esta “alegria viva”.
Muitas lendas são contadas com relação à Cosme e Damião e aos Ibejis africanos.
Estes mistérios espirituais  que se manifestam sob estes arquétipos infantis, trazem dos reinos encantados da Natureza Mãe, as energias (que manipulam com enorme destreza) necessárias para a purificação da nossa alma, levando embora os pesos do dia a dia que invariavelmente carregamos.
E, só por isso, já é válido que, ao menos, bebamos um copo de guaraná, comamos algumas balinhas saudando-os, pois, receberemos imediatamente como retorno suas energias “encantadas” e purificadoras.
Mas, se houver possibilidade, então, coloquemos em um cantinho em nossas casas: uma vela branca, 7 balas, 1 copo de guaraná (se puder também, 1 quindim ou cocada), batamos palmas 7 vezes por sobre estes elementos, circundando-os no sentido horário, e peçamos aos Orixás Ibejis, à Cosme e Damião, à todos os Erês, especialmente, aos nossos, pessoais, que nos imantem com suas energias vivas e divinas, com sua alegria de viver, que nos purifiquem na alma e no corpo físico, renovando-nos para a caminhada diária.
Isto já será de grande valia.
E,  para encerrar: toda criança gosta de brincar, os Erês também gostam... chegam brincando, porém, com muita seriedade, porque a vida é, nada mais, nada menos, do que uma brincadeira muito séria.
A seguir, um recado muito sério e cheio de alegria.
Saravá à todos os Erês! Salve Cosme, Damião, Doum e Crispim! Saravá aos Orixás Ibejis!

André Cozta






“Criança que gosta de bala, que gosta de doce, que come quindim, cocada e chupa pirulito, também pode trazer mensagens de alegria, de amor, de fé, de esperança e de firmeza nos caminhos.
Criança que movimenta as energias naturais, também pode usar delas em seu benefício. Pode tratar da sua saúde, como pode, também, cortar demandas espirituais.
Eu trabalho assim, na Umbanda e na Quimbanda. Trago alegria, sorrisos, abraços e brincadeiras para todas as crianças, tios e tias encarnados.
Eu lamento, por que os terreiros de Umbanda usam pouco do nosso serviço em benefício dos trabalhos espirituais. A maioria só lembra de nós quando chega o dia 27 de setembro.
Meu recado é curto, mas é direto: nós não somos moleques travessos, não quebramos e nem destruímos os terreiros. Se os médiuns de Umbanda e Quimbanda aprenderem a lidar com suas próprias consciências, todos verão como podemos ser bem mais úteis do que imaginam, nos trabalhos.
Basta que todos estudem, se aprofundem nos Mistérios. E verão que nós, os Erês, somos Mistérios Espirituais  à espera de maiores oportunidades de trabalhos dentro dos rituais.
Deixo aqui minha alegria para todos, com muito guaraná, muitas balas e muito quindim.
Meu nome é Chiquinho."

Mensagem Recebida por André Cozta
Rio de Janeiro- 27 de Setembro de 2012- 14:18h


 
                        


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A VISÃO REAL





Fundamentais são Fé e Amor, 1º e 2º Sentidos da Vida. Essencial é o Conhecimento, 3º Sentido da Vida. Básico é o Equilíbrio, principal função da Justiça, o 4º Sentido da Vida. Estratégica é a Ordenação, principal função da Lei, o 5º Sentido da Vida. Importantíssima é a Transmutação, principal função da Evolução, o 6º Sentido da Vida. Decisiva é a Criatividade, função da Geração, o 7º Sentido da Vida.
Na vida emanada pelo Criador, tudo é esquematizado de modo a reproduzir-se, por toda a Sua Criação, cumprindo os desígnios da Sua Lei. Esta Lei funciona como um motor, uma máquina perfeita e infalível. É igual para todos e não privilegia quem quer que seja.
Por que um Pai justo não privilegiará nenhum de seus filhos e não permitirá que se destruam entre si.
É importante, neste momento, fazermos uma reflexão exatamente acerca dos motivos que levam irmãos em Deus a se degladiarem, destruindo uns aos outros, moralmente, principalmente.
Verbos acusadores têm funcionado como armas fulminantes no ambicioso projeto de domínio de mentais promovido pelos agentes do reino das ilusões.
Sim, cito-o como ambicioso, por que é um projeto audacioso e que visa levar a humanidade cada vez mais para baixo. E, pelo que temos visto, poucos esforços estes seres têm feito, pois, a colaboração vinda dos humanos tem sido muito grande.
Vamos refletir para que cheguemos a alguma conclusão. E que esta nos leve à mudança fundamental para a evolução de cada um de nós e da Criação como um todo.
Você, encarnado neste momento no plano material da vida humana, pode conectar-se com Deus através da Natureza. Em um banho de mar, de cachoeira, rio ou lago, abraçando uma árvore ou, simplesmente, sentando-se debaixo dela ou sobre uma pedra. Em qualquer uma dessas situações, sentindo as vibrações emanadas pelo Pai a partir destas manifestações dos Poderes D'Ele á sua volta, receberá a imanência Divina.
Peça a purificação total do seu mental. Peça que a Vontade D’Ele predomine sobre a “ilusão” que lhe é “vendida” diariamente no mundo onde vive.
Peça isto e preste atenção no que acontecerá. Muito rapidamente, você passará a rechaçar algumas coisas que se apresentam e lhe são oferecidas no seu dia-a-dia.
E isto não é motivo para preocupação da sua parte, garanto!
Você não estará abdicando da sua vida material, ao contrário, estará abrindo-se para uma vida material plena a verdadeira, onde poderá usufruir de  tudo o que há de melhor e que o Pai Maior Criador colocou à sua disposição para o período em que viver encarnado.
Tudo está à sua frente, basta que retire a venda dos olhos e passe a vislumbrar a doce e bela realidade que é aquela que a você foi colocada por Deus.
Faça isto, passe a enxergar desta forma e se verá neste contexto Divino, como quem se olha num espelho.
Reflita muito e mude de vida.
Desejo que fique em paz!

Mensagem Enviada pelo Senhor Mestre Mago da Luz Gehusyoh
Escrita por André Cozta
Rio de Janeiro- 08 de setembro de 2012- 23:01h

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Reproduzo abaixo, texto de minha autoria, publicado recentemente e gentilmente pela irmã Adriana Quadros no seu Blog Espaço Mata Virgem (www.espacomatavirgem.blogspot.com.br).


A Umbanda No Seu Meio Ambiente- Por André Cozta




O  ambiente mais íntimo e mais próximo da sua essência é o seu quarto.
É este o local onde você fica mais à vontade, despindo-se de todos os medos e pudores que o acometem no dia a dia.
Mas sua intimidade vai estendendo-se, aos poucos. Ela passa pela sua casa, em seguida por sua rua, bairro, cidade...
Nossas formas de pensar e agir têm, todas, sem exceção, origem na nossa intimidade. E se somos o que somos, tudo se origina no nosso  “útero diário”, de onde saímos quando acordamos  e voltamos ao fim do dia para dormir.
O que cremos, queremos e pensamos quando estamos a sós, em nossos quartos, é, invariavelmente, o que demonstramos no mundo exterior, mesmo que com algumas capas ou máscaras. Por que a essência das nossas ideias e atitudes sempre estarão  “carimbadas” em nossos olhos.
Introduzo este pensamento desta forma, com o intuito de iniciar uma reflexão acerca do trato que todos nós, umbandistas, temos para com a Natureza Mãe.
A Umbanda é, inegavelmente, uma religião que cultua Deus a partir da Natureza e das Divindades manifestadoras dos Divinos Poderes que Nela estão: os Sagrados Orixás.
Por que, caso alguém ainda não tenha percebido, todos os Poderes do Criador estão à nossa disposição na Natureza. Basta  observarmos  o uso de elementos naturais no ritual de Umbanda, além do hábito de ofertar  em sítios naturais, numa ritualística popularmente conhecida como “Oferenda”.
E é justamente na prática desta ritualística que temos visto grandes contradições no meio umbandista.
Se, cultuamos Deus e os Orixás Sagrados a partir da Natureza Mâe, precisamos ter sempre, todo um cuidado quando Nela adentrarmos para a realização dos nossos trabalhos.
Não somos donos da Natureza, apenas seus beneficiários. Ela está sim à nossa disposição, por que, assim foi colocada por Deus.  Mas, estar à disposição não significa que devamos fazer o que bem entendemos, sujando-a, não cuidando do ambiente e não recolhendo o material usado ao final.
Agora, volto à intimidade do seu quarto e pergunto: você age assim na sua casa, no seu ambiente mais íntimo?
Adentrar  em um sítio natural para a realização de um trabalho, ou de uma oferenda, deve sempre ser um ato de muito respeito para com o ambiente. Respeito este que se traduz como “eu respeito a Umbanda, os guias espirituais, os Sagrados Orixás, a Mãe Natureza e a Deus”.
Agindo assim, teremos os seres naturais guardiões daquele ambiente, assim como as divindades que o guardam e regem, retribuindo este respeito a nós, ou seja, “respeitemos e seremos respeitados”.
Esta é uma regra básica da vida. Ponha-se a pensar e, se por um acaso, precisar, mude sua atitude no trato para com o meio ambiente e sua relação com os elementos naturais na sua prática religiosa.
Porém, o meio ambiente não deve ser respeitado somente quando adentramos um sítio natural para algum trabalho ou oferenda, mas, também, quando a ele vamos com outras intenções. Então, se você vai à praia, por exemplo, irmão(a) umbandista, não deixe de saudar a Divina Iemanjá.
Além dos sítios naturais, independente da intenção, o meio ambiente acompanha o praticante de Umbanda o tempo todo.
E isto se torna óbvio quando conseguimos visualizar à nossa volta toda a energia que nos acompanha, protege, ampara  e sustenta. Veja: você tem os seus Orixás (divindades naturais), seres naturais (oriundos da Natureza Mãe) que o acompanham, protegem e guiam, guias espirituais religados à estas hierarquias naturais (ou seja, sob as irradiações dos Orixás Divinos e da Mãe Natureza). Então, você carrega uma parte da natureza consigo. E se costumamos afirmar que temos Deus em nós, eis a comprovação.
Carregando a natureza  em si, desta forma, deve ter a consciência de que também é um guardião dela.
Espantou-se? Não é para tanto!
Pare, respire fundo e pense: Deus nos incumbiu de algumas tarefas, muitas das quais nem temos noção, por estarmos ainda, infelizmente, com nossos olhos voltados para o reino das ilusões que nos encanta aqui no plano material.
Mas, agora, já visualizando o que propus e com muito discernimento, você já consegue entender:  somos parte da Natureza. Então, matá-la, como tem sido feito por nós ao longo dos tempos, é um suicídio individual e coletivo também.
Você pode argumentar que nunca destruiu um pedaço sequer da Natureza. E eu acredito.
Mas, por outro lado, como você lida com o lixo produzido na sua casa?
Saiba que o lixo acumulado de forma irresponsável também desequilibra o meio ambiente.
E  desequilibrá-lo lá fora, tenha certeza, refletirá naturalmente no seu ambiente mais íntimo.
Haverá um tempo em que seu quarto será inabitável. Por que todo o plano material da vida humana assim será.
Toda a semente plantada um dia é colhida. E o ser humano tem plantado, em nome da ganância e do egoísmo, ao longo dos tempos, esta semente daninha e suicida.
Portanto, reflita muito sobre isto, irmão(a) umbandista, pois, nossa religião que é linda, exuberante, só é assim por que reflete o que lhe anima, que é o culto à Natureza, a mais bela representação Divina. E, assim sendo, devemos fazer do todo à nossa volta, desde o nosso “cantinho” mais íntimo, o nosso meio ambiente, o nosso pedaço da Natureza. E  assim, do interior para o exterior, começaremos a limpar o nosso mundo.
A Umbanda é o seu meio ambiente. Pratique-a de dentro para fora.